VuJonga magazine
Cultura é Comunicação
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

REVISTA DIGITAL - MOMENTO POÉTICO; ARTES e LETRAS, RESENHAS, PESQUISA, ESTUDOS DE CASO.

Nota ao Leitor/a

VuJONGA magazine orienta-se pelo princípio de liberdade de expressão lúcida e responsável. 

Grosso modo, os textos inseridos em Português Europeu (PE) ou Americano (Brasileiro PB), ou outra Variante Africana (PM; PA ... ou Asiática e Oceânica ) nesta revista digital não seguem o último Acordo Ortográfico de 1990 (A.O. 90), privilegiando a Etimologia anterior.

No entanto,  a Autora ou Autor de cada colaboração é Livre de Seguir ou Não o referido A.O.90.

____________________________________________________________________________________________

VuJONGAmagazine.com edição 88 de 31 Agosto 2024. (Sff vide Link anexo em rodapé)

EDITORIAL

por João Craveirinha, Jr.                                                                          (DOUTOR em Ciências da Cultura e Comunicação - Culturology)

(utiliza também os heterónimos Johnny Kraveirinya; Kuaracy Xaman; Yokhanan ... et cetera)

____________________________________________________________________________________________

Editorial

Em 1961, JOÃO J. Craveirinha (1920-1997), então funcionário público fiscalista na Fazenda (Finanças) em Lourenço Marques, capital colonial da denominada África Oriental Portuguesa, dentro dos condicionalismos políticos de redacção na época deixa-nos o seu alerta sobre a situação de abandono administrativo das populações do hinterland (interior) da colónia de Moçambique (lê-se MussaHambique), sobretudo, no extremo norte que bem conhecia por proximidade nas viagens feitas em serviço, ou por relatórios confidenciais de colegas seus do norte.

 

O futuro dolorosamente confirmar-lhe-ia o resultado desastroso dessa política colonial portuguesa em Moçambique, em particular após a repressão violenta e sangrenta em Mueda pelas autoridades portuguesas contra uma manifestação pacífica, Nativa Maconde, a 16 de Junho de 1960 em Mueda, Cabo Delgado.

 

O critério quinhentista português de Afonso de Albuquerque, do uso da força, foi mais apelativo que o da preconizada ideia queirosiana oitocentista, de mais ‘uso da ideia do que da violência.’

 

Na próxima edição ampliaremos esta temática no âmbito de subsídios para estudos em Ciências Políticas e Filosóficas. ■ PROF. DR. João J. Craveirinha, Jr. (filho do citado funcionário de Fazenda, ou júnior do pai no texto a seguir nas páginas seguintes).

 

LINK / LIGAÇÃO Directa ao E-Livro com acesso a todos vídeos embutidos.

8141316.pdf (rl.art.br)

DA NOSSA REVISTA VuJonga magazine

 

VuJonga
Enviado por VuJonga em 31/08/2024
Alterado em 02/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários