Sinopse:
TEXTO PUBLICADO EM 2016, Julho 4. (Parte da sua biografia em processo escrito pelo filho João Craveirinha, Jr. Aliás Mphumo Johnny Kraveirinya, editor-fundador da revista digital VuJONGAmagazine.com desde 2019).
ADENDA | Última página do texto publicado em 2016. Clique na hiperligação para ler completo em PDF e, se cultivar mais com informação directa sobre o percurso desta figura intelectual de JOÃO CRAVEIRINHA (sénior) não divulgada devidamente, ou intencionalmente omitida por ignorância ainda no século XXI.
JOÃO CRAVEIRINHA (sénior) como pedagogo (pro bono publico) na então Fazenda (Finanças) dinamizou aulas de português e de aritmética a funcionários subalternos nativos-africanos como contínuos somente com a escola primária (das missões) a serventes africanos com lacunas epistemológicas.
Isso, antes (e depois) dos ventos independentistas da Conferência de Bandung dos ‘Não-Alinhados’ de 1955 na Indonésia, numa era colonial em que o africano devia sempre ser subalterno condicionado ao europeu-caucasiano e não poder progredir na carreira do funcionalismo público, no caso colonial português.
JOÃO CRAVEIRINHA (sénior) LM 1920-1997 PT foi o 1º mestiço (euro-africano) a ser nomeado Director dos Serviços de Fazenda Pública (depois Finanças) em Moçambique colonial. (Pronuncia-se ‘MussáMbique’ devido à etimologia da palavra).
Inícios da década de 1970 foi agraciado com a Comenda por mérito de funcionário público exemplar.
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.